domingo, 27 de julho de 2008

Direito de Manifestação

Na China durante os Jogos Olímpicos, os chineses vão poder-se manifestar livremente. Esta é uma notícia esperada pelo mundo inteiro à já muitos anos. Mas atenção existem regras como em qualquer País. Serão manifestações realizadas em parques fechados, previamente autorizadas e longe de tudo e de todos. Obviamente que estas restrições são para garantir a segurança dos manifestantes!!! Deixemo-nos de hipocrisias. O mundo inteiro precisa da China, senão esta não teria os Jogos Olímpicos, mas não vale a pena olhar para o lado e assobiar. É altura de dizer a estes senhores que se querem poder organizar eventos a nível mundial, não precisam de abdicar dos seus princípios e modo de vida, o que não podem é fazer com que todos aceitem sem pestanejar o seu desrespeitar contínuo dos direitos humanos e das mais elementares liberdades. Não tenho dúvida que vamos assistir a uns jogos, do ponto de vista organizativo, espectaculares, mas e depois, será que esta lei pioneira de manifestação vai continuar? Obviamente que não.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Arquive-se

A decisão pré-anunciada pelos jornais cumpriu-se. O PGR na 2ª feira através de um comunicado revelou ao País, o que os jornais já sabiam. Os diversos comentadores, conforme os interesses, conseguiram extrair de um só comunicado diversas interpretações!!! Estou estupefacto. Como é que pessoas com reconhecidas aptidões conseguem vestir diversas camisolas??? Eu gostava de saber o que é que aconteceu à criança. Onde está? Esta deveria ser a preocupação principal dos nossos comentadores. O que me preocupa é que para a maioria dos mortais, onde eu me incluo, dois casos em quase tudo idênticos, têm desfechos tão distintos. A mãe pobre está na prisão, os pais com conhecimentos estão atentos ao que pode ser dito e escrito, para depois poderem processar, leia-se cobrar em €. Estamos em Portugal.

sábado, 19 de julho de 2008

Benditos Recursos

Valentim Loureiro foi condenado a 3 anos e 2 meses de pena de prisão, ficando esta suspensa pelo mesmo período, pela prática de um crime de prevaricação e vários de abuso de poder. Mais grave do que a condenação será a pena acessória de perda de mandato pelo crime de prevaricação. Mas logo à saída do Tribunal e com as televisões em directo afirmou alto e em bom som que se vai candidatar e ganhar as próximas eleições autárquicas. Confuso? Não. O nosso Major embora diga que não é jurista, está bem assessorado, senão vejamos. Esta foi uma decisão em 1ª instância, agora segue-se o recurso para a Relação e posteriormente, caso a decisão não lhe seja favorável, ainda é possível um novo recurso. Estando nós em Portugal já imaginamos quando é que isto vai estar resolvido. Pois e enquanto andamos de recurso em recurso a decisão não produz quaisquer efeitos. As eleições são em 2009. Está esclarecida a afirmação do nosso Major Valentim. Podem estar descansados os Gondomarenses que vão ter uma nova campanha Autárquica, pelo menos divertida. Estamos em Portugal.

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Pablo Aimar No Benfica

E eis que a grande notícia desportiva do ano aconteceu. Não não é o Cristiano Ronaldo no Real Madrid, não é o Quaresma no Inter, é o Aimar no Benfica. Eu recordo-me de ver jogar o Aimar no Valência e se for este o jogador que chega a Portugal, então vamos desfrutar. Mas já agora ajudem-me a recordar qual foi o treinador do valência que o dispensou? Pois é, é o actual treinador do Benfica. O que mudou desde então? O treinador ou o jogador? Aguardemos pelos novos capítulos.

Armas Desaparecidas

Nestes últimos dias fomos confrontados com o desaparecimento de armas da PSP de dois locais distintos. Duas metralhadores de uma esquadra de Setúbal e uma pistola do STJ. Este assunto não deve ser levado a brincar, pois trata-se de um assunto muito sério. A direcção nacional da PSP diz que no caso de Setúbal foi instaurado um processo disciplinar. Pois mas a mim não me interessa saber quem vai ser castigado, interessa-me sim saber onde estão as armas e em que mãos. Esperemos que se trate tudo de um erro de contabilidade, como defende um dos Sindicatos da PSP e que no futuro não venhamos a ter notícias destas armas por estarem nas mãos de quem não devem.

Nuclear. Sim obrigado.

E de repente neste verão surgiu o velho tema. Nuclear sim ou não. Logo se fizeram ouvir diversas opiniões, umas a favor, outras contra. Neste momento as centrais nucleares nada têm a ver com a de chernobyl, logo o argumento das fatalidades cai pela base. Aqui bem perto do Alentejo está uma central instalada, em Espanha, e ainda não demos por nada aqui deste lado. O que não pode continuar é esta dependência do Petróleo, pois assim não vamos a lado algum. Se o nuclear é a alternativa? Não sei. O que sei é que se for uma escolha entre o Petróleo e o nuclear, a minha escolha está feita, Nuclear? Sim obrigado.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

FAÇA-SE JUSTIÇA

O Bastonário da Ordem dos Advogados iniciou uma cruzada contra os interesses instituídos, segundo ele. Disparou em todas as direcções, apontou o dedo a profissões até agora intocáveis. A maneira de abordar estas situações não terá sido a mais serena, mas já era hora de alguém dizer o que lhe ia na alma. Se fizer-mos um esforço na nossa memória, com certeza que já nos ocorreu dizer qualquer coisa parecida com o que o Bastonário disse, só que por um motivo ou outro não o dissemos. De certeza que as críticas não são extensíveis a todos os profissionais citados, mas deixei-mo-nos de hipocrisias, porque nestas profissões também existem maus profissionais. O que eu receio é que agora todos nós reconheça-mos alguma verdade nas palavras do Bastonário mas da maneira como as coisas estão, o seu mandato vai chegar ao fim, a poeira vai assentar e depois voltamos a um novo Bastonário de alguma maneira conotado com o imobilismo, e tudo como dantes Quartel em Abrantes. Faça-se Justiça.

terça-feira, 15 de julho de 2008

Ronaldinho vai para o milan

Ouço agora na televisão que Ronaldinho, o do Barcelona, vai para o ACMilan por 15 milhões €. Por simples coincidência ouço também que começa hoje a época de saldos. Só assim percebo como é que este jogador tem este valor quando o Sporting pede mundos e fundos por jovens promessas. Serão os dirigentes do Sporting contra os saldos? ou estarão fora da realidade. Pois é, é verão, será da temperatura? Aguardemos.

Por quê um Blogue?

Nestes tempos onde a informática prevalece decidi construir um Blogue. Neste espaço vou procurar expor os meus pensamentos sobre a actualidade Portuguesa e Mundial. Será um espaço aberto a todos os temas e não existirão temas tabus, porque aquilo que eu desejo será a livre opinião sem qualquer inibição e a coberto do anonimato, o que na minha opinião, facilita a abertura de espírito para podermos comentar a actualidade.
Este título indica a minha origem geográfica, mas não será impeditivo à livre crítica.